tag:blogger.com,1999:blog-74038988547416385982024-02-08T11:35:37.868-08:00Clipping Brisk SegurosDanielhttp://www.blogger.com/profile/12652819584348423433noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-7403898854741638598.post-67633311451124432862015-08-18T07:57:00.002-07:002015-09-13T14:29:02.054-07:00Soluções desencontradas<div class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;">
<i>Por Jorge Abel Peres Brazil</i><br />
<br />
As empresas e a industria de seguros no Brasil estão diante de uma nova realidade.<br />
Quando isso acontece, o mercado passa a exigir soluções inovadoras.<br />
Se mudam os problemas, também mudam as soluções.<br />
<br />
<a name='more'></a><br /><br />
É um equivoco insistir nas mesmas soluções do passado, pois elas não mais atendem as necessidades atuais.<br />
Vejam alguns exemplos de velhas soluções;<br />
Seguradoras que ainda querem vender produtos ou serviços que perderam importância, ou insistem em construir objetivos relacionados ao aumento de volume de vendas, essa é uma estratégia totalmente fora da realidade. Aliás, algumas seguradoras se simplesmente aumentarem o volume de vendas, quebram.<br />
Outro exemplo marcante é a tendência de readaptar produtos antigos, pensando que está propondo uma nova solução, quando na realidade estão criando apenas “clones imperfeitos” destituídos de valor.<br />
Tudo isso parece óbvio, se as velhas soluções não atendem as novas necessidades, a resposta é encontrar novas soluções.<br />
O problema é que os executivos como gestores dessas decisões relutam em abandonar as velhas soluções.<br />
Pensar o novo dentro desta nova realidade, entender que existe um novo consumidor, que representa um novo Brasil dentro do Brasil, que são as classes C, D, e E.<br />
Requer dos executivos uma mudança de atitude, isto sim, representará o impulso que permitirá o salto das seguradoras em direção ao futuro.<br />
Fazendo uso intenso da tecnologia, será possível encontrar repostas para um “underwriting” de alta qualidade, para automação e redução dos custos transacionais, para entender e definir qual é o seu “core business”, e como descobrir e utilizar outsourcing e alianças na maior quantidade possível de processos.<br />
Agora, para isso não basta pensar estrategicamente sustentado em avaliações genéricas ou de nariz, porque o diagnóstico possivelmente será errado.<br />
Um dos grandes desafios desses executivos é substituir essa metodologia da intuição, por um diagnóstico científico e especializado do seu modelo de negócio e do seu entorno competitivo.<br />
A obra “A Era da Incerteza” define, que as empresas nestes momentos de forte transformação, necessitam desesperadamente de novas soluções, não simplesmente de conhecimentos acadêmicos.<br />
Necessitam de profissionais que questionem e ousem em inovar, em buscar novas soluções para os novos problemas exercitando uma cultura de correr riscos.</div>
Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7403898854741638598.post-85501640869016997382015-02-19T03:24:00.004-08:002015-07-21T21:50:17.669-07:00Como as empresas usam o Google Maps e o Google Earth para aprimorar seus serviços e melhorar o relacionamento com clientes.<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Seis da tarde, sexta-feira, véspera de feriado. Um carro quebra na
Marginal Pinheiros, em São Paulo. O motorista liga para a seguradora
solicitando o guincho. </span><br />
<a name='more'></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Na verdade, a chamada foi direcionada para a USS,
empresa que presta assistência para diversas seguradoras. O dono do veículo não
sabe, mas, enquanto espera, tanto sua localização como o movimento do guincho
estão sendo monitorados nas telas dos computadores da USS. Como? Graças a dois
serviços do Google; o Google Maps e o Google Earth. Com eles, é possível
visualizar detalhes de boa parte da superfície do planeta, através de fotos
tiradas por satélites. Assim, se transformaram em importantes ferramentas de
negócios para empresas de diversos setores da economia. Com 14 milhões de
usuários em todo o Brasil, a USS, por exemplo, reduziu em 50% o tempo médio de
atendimento aos clientes. Hoje, a companhia consegue localizar o guincho mais
próximo do ponto onde se encontra o veículo e orientá-lo sobre o trajeto mais
rápido, evitando eventuais congestionamentos. “Temos ainda mais controle sobre
os motoristas do guincho. Antes era comum eles demorarem para chegar até o
local do atendimento”, conta Jorge Abel, diretor executivo da USS.<o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">
A aplicação desses serviços do Google tem um amplo campo de expansão. O
pesquisador Andrew Hill, da universidade do Colorado, EUA, por exemplo, mapeia
a evolução da gripe aviária ao redor do mundo através do Google Earth. Numa
competição em Tampa, EUA, a Volkswagen instalou em um carro de rally,
controlado remotamente, uma espécie de GPS com acesso ao Google Maps. O
equipamento identificava o trajeto. No Brasil, uma das pioneiras nesse campo
foi a construtora Tecnisa. Com auxílio dos mapas virtuais, a empresa escolhe
áreas promissoras para a construção de edifícios, além de verificar as
conveniências da região e checar de perto o movimento das concorrentes: “O
Google Maps nos permite oferecer para os clientes toda a rede de comodidade em
um raio de dois quilômetros de um empreendimento, como farmácias, hospitais,
restaurantes, locadoras de vídeos”, diz Romeo Busarello, diretor de atendimento
da Tecnisa.<o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">
Com 18 mil acessos em seu site no último mês, a Tecnisa abandonou de vez a
maneira antiga de negociar casas e apartamentos. “Há poucos anos, muitas vezes
vendíamos imóveis muitas vezes sem saber o que exatamente havia naquela
região”. Disse Busarello. “Eu já deixei de comprar terrenos por identificar
regiões já congestionadas pela concorrência.” Em alguns casos, as duas
ferramentas do Google auxiliam em importantes decisões empresariais. A Ecovias,
concessionária de estradas como o sistema Anchieta - Imigrantes, utiliza o
Google Earth para identificar o melhor local para a implantação de pedágios,
por exemplo. Na hora de instalar uma balança de carga na rodovia Anchieta, a
concessionária lançou mão do serviço para definir o ponto onde houvesse menos
impacto para o meio ambiente e para a vizinhança. “O ganho não é só
financeiro”, avalia Flávio Freitas, gerente do centro de serviços e engenharia
da Ecovias. “Há uma melhora na velocidade com que a empresa apresenta respostas
para suas necessidades”. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="background: white; line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<br /></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08968965082412089478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7403898854741638598.post-41535192656468089262015-02-19T03:23:00.001-08:002015-07-21T21:50:50.467-07:00Como as empresas usam o Google Maps e o Google Earth para aprimorar seus serviços e melhorar<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><i>Jorge Abel Peres Brazil </i></span><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><i>Especialista no desenvolvimento e
gerenciamento multicanal para produtos financeiros e de seguros.</i></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"></span><br />
<a name='more'></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">O executivo foi convidado, em 2008, a ser sócio, presidente e CEO
da Veganet S.A., liderando o processo de reinvenção da empresa. Um dos
processos mais importantes desta transformação foi apresentar ao cliente, por
meio da revitalização da marca, o novo posicionamento da Veganet, que deixava
definitivamente de ser uma empresa de Contact Center para se tornar um forte
player no mercado de BPO – Business Process Outsorcing, com foco nas indústrias
financeira e de seguros.<o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">O executivo é vice-presidente do Conselho de Administração da
Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) e membro da Academia Nacional de
Seguros e Previdência (ANSP). <o:p></o:p></span></div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"><br /></span>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;">Antes,
foi diretor executivo da USS Tempo, empresa especializada na prestação de
serviços para seguradoras e financeiras. Durante este período Jorge Abel foi
convidado a participar de uma reportagem da revista Isto é Dinheiro publicada
no dia 31 de maio de 2007 a respeito do aprimoramento da prestação de serviços
através do Google.</span>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08968965082412089478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7403898854741638598.post-31188694372185510842015-02-19T03:22:00.004-08:002015-07-21T21:51:05.554-07:00Seguros economizam 30% com mercado de outsourcing<div class="MsoNormal">
<b><i><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">SÃO PAULO, 15 de
janeiro de 2008 - Empresas de saúde e seguradoras também estão optando por
serviços terceirizados especializados, para reduzir seus custos e oferecer aos
seus clientes mais eficiência no atendimento.</span></i></b><b><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal">
<br />
<a name='more'></a><br /></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="color: black; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><a href="http://www.gazetamercantil.com.br/paginaPesquisa.aspx?PalavraConsulta=S%C3%83O%20PAULO&filtro_pesquisa=0%20target=">SÃO PAULO</a></span><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">, 15 de janeiro de
2008 - Empresas de saúde e seguradoras também estão optando por serviços
terceirizados especializados, para reduzir seus custos e oferecer aos
seus </span><a href="http://www.gazetamercantil.com.br/integraNoticia.aspx?Param=2%2C0%2C1368003%2CUIOU"><span style="color: black; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">clientes</span></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"> mais eficiência
no atendimento. Aproveitando essa demanda, a Vega Insurance Service (VIS),
divisão da </span><a href="http://www.gazetamercantil.com.br/paginaPesquisa.aspx?PalavraConsulta=Vega%20Net&filtro_pesquisa=0%20target="><span style="color: black; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Vega Net</span></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">, empresa que possui
clientes da área de tecnologia e saúde, entrou em dezembro passado no mercado
com soluções que proporcionam às empresas de seguros, bancos brokers de seguros
e financeiras uma </span><a href="http://www.gazetamercantil.com.br/integraNoticia.aspx?Param=2%2C0%2C1368003%2CUIOU"><span style="color: black; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">economia</span></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"> de 25% a 30% de
economia. "Trata-se de toda uma composição tecnológica que 'fala' a
linguagem do setor. Temos 1600 funcionários treinados e especializados em
seguros que proporcionam várias opções de desenvolvimento e customização das
operações que se moldam à necessidade de cada cliente, garantindo produtividade
da operação e gerenciamento de processos", informou o diretor da
empresa, </span><a href="http://www.gazetamercantil.com.br/paginaPesquisa.aspx?PalavraConsulta=Marcelo%20Morilla&filtro_pesquisa=0%20target="><span style="color: black; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Marcelo Morilla</span></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Com investimentos iniciais de R$ 3 milhões, a nova
empresa se preocupa com a capacitação de seus funcionários - verdadeiros
técnicos e consultores na área securitária.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Para garantir um serviço cada vez mais qualificado
e se adequar às exigências da </span><a href="http://www.gazetamercantil.com.br/paginaPesquisa.aspx?PalavraConsulta=Superintend%C3%AAncia%20de%20Seguros%20Privados&filtro_pesquisa=0%20target="><span style="color: black; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Superintendência de
Seguros Privados</span></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"> (</span><a href="http://www.gazetamercantil.com.br/paginaPesquisa.aspx?PalavraConsulta=Susep&filtro_pesquisa=0%20target="><span style="color: black; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Susep</span></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">), a VIS firmou
parceria com a </span><a href="http://www.gazetamercantil.com.br/paginaPesquisa.aspx?PalavraConsulta=Funda%C3%A7%C3%A3o%20Escola%20Nacional%20de%20Seguros&filtro_pesquisa=0%20target="><span style="color: black; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Fundação Escola
Nacional de Seguros</span></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"> (</span><a href="http://www.gazetamercantil.com.br/paginaPesquisa.aspx?PalavraConsulta=Funenseg&filtro_pesquisa=0%20target="><span style="color: black; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Funenseg</span></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">) para certificação
de todos os colaboradores. Além da certificação, os funcionários passam por um
processo interno de capacitação e uma etapa de imersão nas empresas clientes.
'Não só preparamos nosso pessoal como proporcionamos </span><a href="http://www.gazetamercantil.com.br/integraNoticia.aspx?Param=2%2C0%2C1368003%2CUIOU"><span style="color: black; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">cursos</span></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"> de reciclagem a
cada dois meses', disse </span><a href="http://www.gazetamercantil.com.br/paginaPesquisa.aspx?PalavraConsulta=Morilla&filtro_pesquisa=0%20target="><span style="color: black; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Morilla</span></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Segundo ele, os treinamentos servem como ferramenta
de atualização das mudanças dos produtos dos clientes e melhorias nos processos
de atendimento. (Silvana Orsini - InvestNews)<o:p></o:p></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08968965082412089478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7403898854741638598.post-35126138457620080232015-02-19T03:22:00.001-08:002015-07-21T21:51:46.439-07:00Custos Versus Qualidade<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Alguns fatores foram fundamentais para o crescimento do Brasil, tais
como: abertura do mercado brasileiro de informática, queda da inflação em 1994
e aumento da renda da população. Esses fatores geraram um cenário
macroeconômico extremamente favorável ao setor de seguros, no entanto uma série
de problemas estruturais precisaram ser resolvidos, desde o excesso de empresas
do setor, passando pela falta de foco de algumas seguradoras, até a baixa
competitividade para esse novo ambiente.</span><br />
<a name='more'></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi a queda dos juros que impulsionou a mudança de posicionamento das
seguradoras, que historicamente capturavam seus resultados através de ganhos
financeiros em detrimento dos ganhos operacionais, que na maior parte das
empresas eram negativos. Foi necessário ajustar-se à nova realidade. As
companhias de seguros se viram diante de uma complexidade de fatores e o
desafio era fazer as empresas dar lucro na operação.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Uma tentativa de solucionar esses quesitos ocorreu com o movimento de
fusões e aquisições das empresas do mercado de seguros; que atingiu seu pico em
2011, quando passou da 12ª posição para a oitava no ranking de fusões e
aquisições da KPMG no Brasil.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Além disso, algumas mudanças no setor, como as novas regras de capital
(solvência II), forçaram essas fusões, tendo em vista que essa era a maneira
mais fácil de obter o capital mínimo necessário para a manutenção das
operações.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Contudo, essa não foi a única estratégia utilizada para obter vantagens
competitivas. Para reduzir seus custos as seguradoras utilizaram-se da
terceirização de serviços , processo em que uma outra empresa é contratada para
fazer o trabalho de uma certa área da empresa contratante.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Com a terceirização, as empresas são capazes de um melhor controle dos
seus custos, além disso, delegando essas funções, elas podem concentrar seus
esforços em outros setores ou novos negócios. Outra vantagem é o baixo índice
de investimento necessário em equipamentos e pessoal capacitado. Ao invés de
montar uma sofisticada rede de TI, é possível obter a infraestrutura com a
terceirização desses serviços, assim os investimentos ficam a cargo da empresa
contratada que ainda oferece seu know-how.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">As experiências mais bem sucedidas vieram com as Seguradoras
estrangeiras que trouxeram esta prática de suas matrizes, principalmente as
companhias americanas. Foi a saída utilizada pela gigante europeia Generali
para manter suas expectativas de crescimento no Brasil. O grupo optou pela
terceirização de infraestrutura com a IBM. A perspectiva é de uma maior
flexibilidade no atendimento aos clientes, de uma maneira mais ágil e segura.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Outra grande empresa do setor de seguros brasileiro que recorreu a um
contrato de outsourcing com a IBM foi a SulAmerica. O contrato de 12 anos, cujo
valor aproximado é de R$400 milhões, transfere para a IBM a responsabilidade
pelo back-office das unidades de seguros de pessoas e previdências. A IBM
passou a ser responsável pelos processos de emissão de apólices, manutenção de
cadastros, gestão de documentos, regulação de sinistros e pagamento de resgates.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">As terceirizações se iniciaram nos anos 90, porém primeiramente para
suporte a área comercial (como canal alternativo de vendas), ou para
atendimento básico de sinistros (primeiro atendimento). Esse foi um processo
marcante no país, pois uma grande seguradora terceirizou atividades
relacionadas diretamente com o negócio de seguros. Outro objetivo da SulAmérica
com essa parceria é facilitar a estratégia de fusões e aquisições, um dos
setores que tem concentrado boa parte dos recursos da seguradora.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">No entanto, O outsourcing requer muito estudo e planejamento para poder
ser implementado. Ao transferir as responsabilidades, também se transfere o
controle. É necessário muito conhecimento a respeito da empresa contratada,
para saber se ela irá lidar com as questões da maneira desejada. Outro ponto
que precisa de muita atenção é na elaboração do contrato. É necessário que
esteja muito bem definido quais são as obrigações de ambas as partes para
evitar conflitos que podem resultar em uma queda brusca na produtividade do
trabalho.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2005, tive a oportunidade de liderar o projeto de start-up da BSS
(Bureau de Serviços de Seguros) como sócio da USS, empresa, que na época, era
líder em assistência emergencial no Brasil. Um dos cases mais fascinantes que desenvolvemos
foi o projeto de terceirização do Banco Nossa Caixa para seguros de Riscos
Patrimoniais e de Automóvel. Os parceiros estratégicos do banco eram: Porto
Seguro, Sulamérica e Mapfre.<span style="color: #666666;"><o:p></o:p></span></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08968965082412089478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7403898854741638598.post-14093307694319193532015-02-19T03:21:00.002-08:002015-07-21T21:52:08.268-07:00Produtos de seguros: como lidar com a multiplicação dos canais de distribuiçao<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">O mercado de seguros mudou muito nos últimos tempos e as empresas
estão em constante processo de aprender o que há de novo para adaptar-se a
essas mudanças, um dos grandes desafios do setor é lidar com a pluralidade dos
canais de distribuição.<o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"></span><br />
<a name='more'></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">O que acontece é que hoje as seguradoras têm o desafio de
distribuir o produto pelo melhor canal, o canal mais eficaz e fazer isso sem
muitos parâmetros de comparação, pois tudo ainda é novo. O grande fator
complicador é a velocidade das mudanças, então acertar o alvo é imprescindível
para se ter êxito. Podemos citar como exemplo a internet, que surgiu como um
avanço para a tecnologia e hoje já virou mercado de venda de produtos.
Notadamente as seguradoras tentam achar uma forma de encaixar seus produtos
nesse tipo de canal de distribuição.<o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Vender produtos de seguro pela internet é viável, entretanto para
ser eficaz é necessário se ter uma ação pluridisciplinar, dessa forma o front
office eletrônico – Internet – deve ser assistido em segundo nível por
inteligência, estratégia e uma boa solução de CRM (Gestão de Relacionamento com
o Cliente), além de contar com um backoffice especializado, treinado e gerido
profissionalmente. <o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Percebeu-se também o aumento da renda da classe média e de olho
nesse público, o mercado segurador passou a distribuir seu produto nas grandes
redes de varejo, pela facilidade de atingir um grande número de pessoas, mas
diversas questões surgem dessas adaptações.<o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Qual o grande desafio das companhias de seguros com relação aos
canais de distribuição?<o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">O grande desafio tem sido esse, perceber qual a necessidade do
consumidor e qual canal ele pode aceitar como sendo o melhor para a
distribuição.<o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">O mercado tem muito mais dúvidas que casos de sucesso, entretanto
hoje ainda não há uma receita pronta para ser referencia. É importante se
entender qual o perfil das pessoas que acessam a internet, por exemplo, e
dentro desse perfil quais os principais tipos de seguro que podem ter maior
aderência.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Podemos afirmar que essa evolução dos canais é um dos grandes
desafios da indústria de seguros, tendo em vista essa evolução como um todo.
Inicialmente o seguro era distribuído unicamente por corretores e agentes,
depois houve a entrada dos bancos, as grandes redes de varejo até chegar aos
adventos tecnológicos como internet e e-cash.<o:p></o:p></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08968965082412089478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7403898854741638598.post-19893981210455634262015-02-19T03:20:00.004-08:002015-07-21T21:52:25.953-07:00A arte de empreender por Jorge Abel<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt;">
<b><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">A arte de empreender
por Jorge Abel, novo Head de Inteligência de Negócios da Brisk Consultoria</span></b><span style="color: #666666; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><o:p></o:p></span><br />
<b><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"></span></b><br />
<a name='more'></a><b><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><br /></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Todos passamos pela
vida querendo mais para nós mesmos, lutando para sermos melhores e tentando
atingir patamares mais altos.</span><span style="color: #666666; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">O problema é que, as vezes, não conseguimos alcançar estes patamares e
ficamos desiludidos com nossa metas e sonhos. Até desistimos por
completo e deixamos de lutar pelo que havíamos decidido fazer.</span><span style="color: #666666; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Entretanto, todos podem conquistar algo. É a qualidade de nossas
ações e a PAIXÃO com que as realizamos que definirão o tipo de recompensa que
receberemos no final.</span><span style="color: #666666; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Não há sentido em fixar metas e alimentar sonhos se você não se importa
se vai ou não atingi-los .</span><span style="color: #666666; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Quando tentamos empreender em um novo projeto, é essencial termos
consciência que somos os únicos responsáveis pelo resultado. É fato que coisas
diferentes podem acontecer, mas no final, só você é o responsável por
redirecionar a trajetória e transformar seus sonhos em realidade.</span><span style="color: #666666; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 13.5pt; margin-bottom: 11.25pt;">
<a href="http://br.linkedin.com/pub/jorge-abel-peres-brazil/95/340/62b" target="_blank" title="Jorge Abel Peres Brazil"><span style="color: black; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"> Jorge Abel Peres Brazil</span></a><span style="color: #666666; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><o:p></o:p></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08968965082412089478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7403898854741638598.post-57163387995522427912015-02-19T03:20:00.002-08:002015-07-21T21:52:53.295-07:00Resiliência<div align="center" style="text-align: center;">
<br /></div>
<div>
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Definição</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física,
definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar
obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc.
- sem entrar em surto psicológico.</span><br />
<a name='more'></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div align="center" style="text-align: center;">
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Escala de
Resiliência – Os 9 Fatores</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Auto Conhecimento</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Crença na própria capacidade de organizar e executar ações
requeridas para produzir resultados desejados. Associada à autoconfiança,
transforma-se em “ combustível” para a pro atividade e a solução de
problemas. <o:p></o:p></span></div>
<div>
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Solução de Problemas</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Características dos agentes de mudança, indivíduos equipados para
diagnosticar problemas, planejar soluções e agir, sem perder o controle das
emoções. Aliada aos fatores pro atividade, tenacidade e flexibilidade social,
mobiliza para a ação.<o:p></o:p></span></div>
<div>
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Temperança</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Está associada ao controle da impulsividade. Significa maior
capacidade de regular emoções com flexibilidade, mantendo a serenidade (ou a
“frieza”) em situações difíceis ou de pressão.<o:p></o:p></span></div>
<div>
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Empatia</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Habilidade básica e promotora tanto da competência social quanto
da solução de problemas. Significa compreender o outro a partir do quadro de
referencia dele.<o:p></o:p></span></div>
<div>
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Proatividade</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Está associada a desafios, a conviver com incertezas e
ambiguidades. Refere-se à propensão a agir e buscar soluções novas e criativas.
Enquanto reativos tendem a esperar pelos impactos das adversidades, os
proativos tomam iniciativas.<o:p></o:p></span></div>
<div>
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Competência Social</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Apoio externo diminui os sintomas de estresse e reduz a
vulnerabilidade de indivíduos submetidos a condições adversas. Considera não
apenas a abertura para receber apoio de outros, mas busca proativa e flexível
de apoio (flexibilidade social)<o:p></o:p></span></div>
<div>
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Tenacidade</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Persistência e/ou capacidade de aguentar situações incômodas ou
adversas<o:p></o:p></span></div>
<div>
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Otimismo Aprendido</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">O otimismo se alia à competência social e à pro atividade, tendo
por base a auto-eficácia<o:p></o:p></span></div>
<div>
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Flexibilidade Mental</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Está relacionada a uma maior tolerância à ambiguidade e a maior
criatividade. O pessimismo faz com que o individuo de baixa resiliência insista
teimosamente em cursos de ação que não se mostram efetivos. Já o resiliente é
flexível: pensa em opções, age,e, se a ação não é efetiva, escolhe outro
caminho e persiste<o:p></o:p></span></div>
<div align="center" style="text-align: center;">
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Conclusão</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div>
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Empresas ou indivíduos que possuem pelo menos três de algum desses
fatores, comprovadamente são capazes de se superarem.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div align="right" style="text-align: right;">
<strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;">Jorge Abel
Peres Brazil</span></strong><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt;"><o:p></o:p></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08968965082412089478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7403898854741638598.post-78245212505583487212015-02-19T03:20:00.000-08:002015-07-21T21:53:26.943-07:00Desafio para Indústria de Seguros<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Durante décadas, criar um projeto de cadeia de valor para uma
seguradora, significava simplesmente montar uma estrutura fixa de fornecedores
internos e definir parceiros com canais de distribuição para diferenciar-se
competitivamente.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<br />
<a name='more'></a><br /></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Porém, com o
rápido avanço da tecnologia, em mercados cada vez mais competitivos, os
diferenciais tornaram-se obsoletos e sem sustentação.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<br /></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">O desafio
para os executivos passou a ser a capacidade de criar vantagens temporárias,
mas contínuas, destruindo e
reconstruindo seus recursos estruturais, tecnológicos e de pessoas.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<br /></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Neste
cenário, para crescer de forma contínua e sem fazer grandes investimentos em
ativos próprios, ou mesmo sacrificar resultados, se apresenta um novo tipo de
estratégia de crescimento, que permite avanço imediato e sustentável.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<br /></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Esta
estratégia tem como pilares saber
aproveitar os ativos existentes em outras empresas de serviços, e utiliza-los a
seu favor.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<br /></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">A
terceirização, fez parte da estratégia de alguns importantes operadores do
mercado neste primeiro semestre de 2006 , e impactando com reduções de até 25%
nos seus custos diretos e indiretos<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">O segredo,
está em criar-se uma parceria transparente e verdadeira, olhando para as
equipes terceirizadas como se fossem partes de sua própria equipe.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<br /></div>
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 150%;">Buscando
nestes parceiros valores, que vão além da simples questão de redução de custo,
tais como : <b>especialização</b>, <b>respostas rápidas</b> e <b>escala</b>, e
assim o mais importante passa a ser o quanto <b>rende</b>, uma iniciativa de
terceirização.<o:p></o:p></span></div>
<div align="right" class="MsoNormal" style="mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: 45.0pt; text-align: right;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"> </span><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"> </span><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"> </span><i style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;">Por Jorge Abel Peres Brazil</i></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08968965082412089478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7403898854741638598.post-53116587052564651322015-02-19T03:19:00.001-08:002015-07-21T21:54:19.026-07:00Outro olhar sobre a educação nas empresas<div class="MsoNormal" style="mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: 45.0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;">Todo o processo de aprendizado
culmina na aquisição de novas capacidades, para a ação e implantação de
mudanças duradouras.<o:p></o:p></span><br />
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"></span><br />
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"></span><br />
<a name='more'></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: 45.0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;">Sabemos que aprendemos algo quando isso passa a fazer
parte da maneira como fazemos as coisas. Enquanto o novo não ficar embutido nas
rotinas, nas práticas e normas institucionais, não se tornará realidade!<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: 45.0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;">Um bom exemplo deste raciocínio de aprendizado, e
especialmente de suas conseqüências do ponto de vista de formação das empresas
com capacidade constante de aprender, é o BSS – Bureau de Serviços de Seguros. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: 45.0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;">A empresa conta com 300 profissionais, e em apenas 1
ano dobrou seu faturamento, mas o mais interessante não é o seu sucesso, mas a
forma como está estruturada.<o:p></o:p></span><br />
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: 45.0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;">Nesse contexto, percebia-se um apego da equipe as
ordens e ao controle, como um subproduto lógico do fato de verem a organização
como máquinas, em vez de comunidades de pessoas.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: 45.0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;">Na medida que abandonamos nosso velho ponto de vista e
desafiamos o modelo da realidade, deixamos de pensar no jargão de call center.<o:p></o:p></span><br />
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: 45.0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;">Ficou óbvio naquele momento que não estávamos
simplesmente no negócio de “Contact Center”; estávamos na verdade no negócio do
intercâmbio de valor.<o:p></o:p></span><br />
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"><br /></span></div>
<div class="MsoBodyText" style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;">O
desafio, era quebrar o paradigma de uma organização que se imagina um call
center, por ter políticas, práticas, remuneração, etc, e com um “Turn over”
médio de 5,5% ano.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: 45.0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;">Os especialistas falam de fatores de “atração “ e “
expulsão “ para explicar a grande
migração de jovens em direção as operadoras de call center. De um lado, estão
as restrições de oportunidades de trabalho, a carga horária e a mobilidade para
realizar outra atividade remunerada. De outro, a baixa remuneração, falta
possibilidade de desenvolvimento profissional, e sem perspectivas de futuro.<o:p></o:p></span><br />
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"><br /></span></div>
<div class="MsoBodyText3" style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"> O
que tivemos não foi uma visão romântica de como melhorar um call center, e sim
uma oportunidade de unir processos eficientes com pessoas preocupadas em se
desenvolver, vencer e sair o mais rápido possível de uma zona de desconforto
profissional.<o:p></o:p></span><br />
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: 45.0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;">Esta transformação vencedora, só foi possível porque
entendemos que cada pessoa verdadeiramente comprometida com a organização
deverá, antes de tudo, conhecer suas habilidades, competências e limitações.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoBodyText2" style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt;">Através de muito investimento em
treinamento, desenvolvemos a criatividade, inovação, o espírito empreendedor,
de forma a conduzir nossas pessoas a saber conciliar seu trabalho com outras
dimensões da vida, tornando-se o agente da própria mudança.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: right;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: right;">
<br /></div>
<div align="right" class="MsoNormal" style="tab-stops: 45.0pt; text-align: right;">
<br /></div>
<br />
<div align="right" class="MsoNormal" style="tab-stops: 45.0pt; text-align: right;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 107%;"><i>Jorge Abel
Peres Brazil<span style="color: grey;"><o:p></o:p></span></i></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08968965082412089478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7403898854741638598.post-14567426848912428692015-02-19T03:17:00.004-08:002015-07-21T21:54:35.058-07:00Estratégia para transformação de valor no sistema de saúde<div align="right" class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 45.0pt; text-align: right;">
<i><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">Jorge Abel Peres Brazil </span></i><i><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">*<o:p></o:p></span></i></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">Passados 38 anos dedicados ao mercado segurador, estou atuando
neste último ano no negócio de consultoria e corretagem em gestão de
benefícios, mais especificamente na área de saúde. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">Percebe-se que, no mundo inteiro, este setor está se debatendo com
o aumento constante dos custos e a insatisfação dos usuários. Segundo o IDEC –
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, os consumidores não estão
satisfeitos com os serviços de planos de saúde. Nos últimos anos, as
reclamações contra as companhias de saúde aumentaram 60% somente na capital de
São Paulo. Já para as seguradoras/operadoras, a luta é constante contra os
custos crescentes.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;"></span><br />
<a name='more'></a><span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">Neste círculo vicioso, perdem todos desde as
seguradoras/operadoras, os estipulantes, os usuários e a classe médica, que terá
rendimentos mais baixos. Vejam que cada vez mais se consolida o conceito da
“judicialização” da saúde no Brasil, como mecanismo de autodefesa do
consumidor.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">Apesar de a Lei 9656/98, que regula os planos de saúde, excluir
procedimentos relacionados a inseminação artificial, por exemplo, a Justiça vem
dando ganho de causa para mulheres que entram com ação solicitando que o plano
de saúde cubra o tratamento. Isso impõe às seguradoras um custo extra que não
havia sido precificado no ato da venda do plano de saúde.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">Líderes do setor vêm tentando inúmeras mudanças – atacando as
fraudes, reduzindo erros, criando e aplicando códigos de conduta, fazendo dos
pacientes melhores consumidores, implementando registros médicos eletrônicos,
entre outras medidas – mas nenhuma teve
muito impacto. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">O sinal vermelho para a situação atual pode significar rupturas
difíceis de corrigir, tais como, o abalo na confiança dos usuários, danos à
reputação das seguradoras/operadoras com queda na demanda de produtos e
serviços e ações judiciais por desentendimentos nas especificações dos produtos
recebidos. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">É hora de repensar a estratégia. Entendo que a integração da
cadeia de valor no sistema de saúde, seja o caminho. O centro das atenções
deveria ser o paciente e o objetivo o de criar valor agregado, buscando
melhores resultados e custos menores. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">Os prestadores de serviços que agregarem valor serão mais
competitivos. Acredito que um novo modelo estratégico estará sustentado na
combinação de alguns componentes, tais como, pensar nas condições de saúde dos
pacientes, em vez de simplesmente especialidades médicas; e mensurar os custos
e resultados para cada paciente e criar produtos (pacotes) com preços que
considerem o ciclo completo de serviços. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">O papel do gestor de benefícios (corretor/consultor) completa está
relação ao transformar ideias em conceitos viáveis de negócios para a área de
recursos humanos. Fortalecendo a comunicação desta com seus colaboradores,
facilitando rotinas operacionais, realizando movimentação cadastral, auxiliando
na orientação aos usuários sobre o correto uso do seus benefícios, acompanhando
os casos crônicos e auxiliando na busca constante do equilíbrio dos contratos.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">Entendo que na maioria das seguradoras/operadoras praticamente não
existam informações precisas sobre o
custo de todo o ciclo de tratamento de um paciente com determinada patologia.
Esta realidade também é válida para as empresas (estipulantes) que contratam
planos de saúde para seus funcionários, os custos indiretos, como absenteísmo,
não são medidos . <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">Por exigência mercadológica, seguradoras e operadoras fragmentam
seus serviços com a promessa de estar mais próximo do consumidor. Na verdade,
uma boa jogada de marketing, mas uma estratégia ruim para criação de
valor. É essencial concentrar o volume
para criar unidades integradas e especializadas para determinados tratamentos e
com isso evitar a duplicação de esforços e a inevitável ineficiência.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">A questão é como pensar no cliente/paciente e suas necessidades e
assim fornecer num mesmo ambiente o ciclo completo de atendimento para atender
suas condições de saúde. Especialistas com um objetivo comum: maximizando os
resultados do paciente e reduzindo drasticamente tempo e recursos.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;">O momento que atravessamos, pode representar a oportunidade de
romper com os modelos tradicionais do negócio de saúde e, desta forma, aumentar
o dinamismo e a competitividade do mercado. Todos os operadores deveriam
estimular, atrair boas idéias e desenvolvê-las ambiciosamente para transformar
em grandes negócios.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 115%; tab-stops: 45.0pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Tahoma, sans-serif; font-size: 10pt; line-height: 115%;"> <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoBodyText2" style="line-height: 115%; margin-bottom: .0001pt; margin: 0cm; tab-stops: 0cm;">
<i><span style="color: #333333; font-family: "Tahoma",sans-serif; font-size: 10.0pt; line-height: 115%;">* Jorge
Abel Peres Brazil é advogado, head de Inteligência de Negócios na BRISK
Consultoria e membro da ANSP- Academia Nacional de Seguros e Previdência<o:p></o:p></span></i></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/08968965082412089478noreply@blogger.com