Clipping

Desafio para Indústria de Seguros

Durante décadas, criar um projeto de cadeia de valor para uma seguradora, significava simplesmente montar uma estrutura fixa de fornecedores internos e definir parceiros com canais de distribuição para diferenciar-se competitivamente.


Porém, com o rápido avanço da tecnologia, em mercados cada vez mais competitivos, os diferenciais tornaram-se obsoletos e sem sustentação.

O desafio para os executivos passou a ser a capacidade de criar vantagens temporárias, mas contínuas, destruindo  e reconstruindo seus recursos estruturais, tecnológicos e de pessoas.

Neste cenário, para crescer de forma contínua e sem fazer grandes investimentos em ativos próprios, ou mesmo sacrificar resultados, se apresenta um novo tipo de estratégia de crescimento, que permite avanço imediato e sustentável.

Esta estratégia tem como pilares   saber aproveitar os ativos existentes em outras empresas de serviços, e utiliza-los a seu favor.

A terceirização, fez parte da estratégia de alguns importantes operadores do mercado neste primeiro semestre de 2006 , e impactando com reduções de até 25% nos seus custos diretos e indiretos
O segredo, está em criar-se uma parceria transparente e verdadeira, olhando para as equipes terceirizadas como se fossem partes de sua própria equipe.

Buscando nestes parceiros valores, que vão além da simples questão de redução de custo, tais como : especialização, respostas rápidas e escala, e assim o mais importante passa a ser o quanto rende, uma iniciativa de terceirização.
                 Por Jorge Abel Peres Brazil