Durante décadas, criar um projeto de cadeia de valor para uma
seguradora, significava simplesmente montar uma estrutura fixa de fornecedores
internos e definir parceiros com canais de distribuição para diferenciar-se
competitivamente.
Porém, com o
rápido avanço da tecnologia, em mercados cada vez mais competitivos, os
diferenciais tornaram-se obsoletos e sem sustentação.
O desafio
para os executivos passou a ser a capacidade de criar vantagens temporárias,
mas contínuas, destruindo e
reconstruindo seus recursos estruturais, tecnológicos e de pessoas.
Neste
cenário, para crescer de forma contínua e sem fazer grandes investimentos em
ativos próprios, ou mesmo sacrificar resultados, se apresenta um novo tipo de
estratégia de crescimento, que permite avanço imediato e sustentável.
Esta
estratégia tem como pilares saber
aproveitar os ativos existentes em outras empresas de serviços, e utiliza-los a
seu favor.
A
terceirização, fez parte da estratégia de alguns importantes operadores do
mercado neste primeiro semestre de 2006 , e impactando com reduções de até 25%
nos seus custos diretos e indiretos
O segredo,
está em criar-se uma parceria transparente e verdadeira, olhando para as
equipes terceirizadas como se fossem partes de sua própria equipe.
Buscando
nestes parceiros valores, que vão além da simples questão de redução de custo,
tais como : especialização, respostas rápidas e escala, e
assim o mais importante passa a ser o quanto rende, uma iniciativa de
terceirização.
Por Jorge Abel Peres Brazil